23 de jul. de 2010

Conto nº 3

A coisa mais importante
Era o primeiro dia de escola de Cody.E era clara a excitação dele.
-Pai,o senhor vai também né?Lá tem muita criança igual eu?E a professora,como ela é?Ela é bonita?
-Calma Cody,uma coisa de cada vez.Não,eu não vou estar lá,mas irei te buscar.Sim tem muita criança igual você,e se a professora for igual a sua mãe,então ela é bonita.
Já dentro do carro,Cody não parava de fazer perguntas.Perguntou que horas começava,que horas acabava,qual era o lanche,quanto tempo demora a escola,como é ser um aluno e outras coisas que ele considerava coisas importantes.Coisas grandes.
Chegou na hora que o sino tocou e correu para a sala,no 2ºandar.Lá,uma professora alta e bonita o recebeu.Ele sorriu.
-Olá pequeno,como se chama?Sou a Prof.Alicia.
-Sou Cody,e sou novo aqui.
Ela explicou que ele não era o único e pediu que se sentasse.Então lhes deu as boas-vindas e mandou se agruparem em grupos de 6.Formaram-se 4 grupos.Cody sentou-se com apenas garotos.Estes conversavam algo importante.
-Ei,o meu pai está num campeonato de boxe internacional na Espanha agora,e estará na tv amanhã!!-disse um bem magro e alto.
-E daí,o meu acabou de comprar a terceira Ferrari dele,sendo que os BMW's estão com ele na nossa casa em Cabo Horn,no sul da América.
Este que falou parecia ser muito rico,era loiro e tinha olhos muito azuis.
-Ah,papai falou desse lugar,é muito bonito,mas ele e mamãe preferem as Ilhas Madagascar!As ilhas de lá são maiores e mais bonitas!Por isso que vou pra lá nas férias!E você Henry?-disse o mais novo.
-Sei lá.Isso já tá chato.Ser rico é tão bom,quando se tem lugares para ir.Acho que vou pedir a mamãe para ir na Lua com o pai,não sei...
Todos esses comentários assustaram Cody.Ele nunca tinha feito nada disso,e lhe parecera tão extraordinário que poderia...
-Ei você,Cody não?O que seu pai faz?-disse o cujo pai era astronauta.
-Ahn,eu?-todos o olhavam ansiosamente-ah,meu pai trabalha a tarde num posto de gasolina,e é muito excitante sabe,todos aqueles carros...
Todos caíram na gargalhada.Cody não achava graça,mas riu.
-Viram,ele ri da própria desgraça!!Isso é ser pobre!
Ele entristeceu-se ao ouvir isso.Seu primeiro dia não seria mais lá o que achou.Foi horrível,ele pensou para si.Horrível.
No carro,falou com o pai.
-Ah,olá filho.Como foi seu primeiro dia,espero que tenha sid...
-Foi chato.Muito chato.As crianças sao legais e igual eu,exceto que elas são ricas e nós,pobres.
O pai de Cody olhou-o pelo retrovisor interno.
-O que filho,pobres,nós?Por que diz isso?
-Então Cody lhe contou a conversa que participara.
O pai dele parou o carro e virou-se para Cody.
-Escute bem filho.Nós temos uma coisa que eles não tem.Nossa família está sempre unida não é mesmo?Eu duvido se a deles é assim.Nunca.O tempo todo viajando e longe e trabalhando muito.Eu não te ajudo nas coisas que precisa?Não brinco com você quando pede?Não me ofereci para ajudá-lo no dever de casa?Pois vá lá amanhã e conte isso a eles.Pergunte-lhes se o pai deles faz isso.
Cody ficou imensamente feliz.Ele sabia que não eram tão ricos,mas sabia que seu pai era o melhor,pois conseguia convencê-lo da felicidade existente até nas piores situações.Chegou em casa feliz até dormir.
No outro dia,quando seu pai o deixou na escola, ele deu um beijo particularmente grande e um abraço exageradamente longo em Cody.Ele estranhou mas seguiu até a porta e acenou para o pai.Talvez porque iria embora com a moça que cuidava dele,e veria o pai só a noite.
Na sala novamente,juntaram-se outra vez.A discussão calorosa recomeçara.Quando chegou em Cody,ele se levantou e bradou:
-Eu tenho o melhor pai do mundo.Eu quero saber se o pai de vocês os ajuda com o dever,se conta uma história para vocês todos os dias antes de dormir,se eles trazem vocês para a escola e lhes dá um beijo antes de vê-los seguir até a porta e se brina com vocês.Hein,digam-me?
Os seus colegas agora choravam.Pois o pai de nenhum deles fazia o que Cody dissera.Uns viajavam o ano todo,outros os viam uma vez por mês,outros sequer tinham pai ou mãe.E era por isso que se gabavam tanto da riqueza que tinham,para esconder a tristeza em seus corações.
Cody olhou e sorriu para a professora.Ela compreendeu e permitiu que ele continuasse.
-Eu quero lhes dizer para que todos vocês,quando tiverem a oportunidade de verem seus pais,os abracem e digam o quanto os amam.Porquê talvez um amanhã se machuque numa luta,ou fique preso num foguete,ou até mesmo...morra numa viagem.Por isso não percam suas chances,liguem,peçam para virem vê-los e passarem um tempo com vocês.Obrigado.
Todos aplaudiram Cody e lhes deram tapinhas nas costas.No fim da aula,a Prof.Alicia lhe disse:
-Quem lhe disse tudo isso Cody?
-O meu pai.Ele me ensinou ontem o que é mais importante na vida.O que é preciso para ser feliz.Eu entendi que precisamos passar o tempo com quem amamos enquanto ainda estão conosco.É,foi o que entendi.
Ela sorriu e o abraçou.
Em casa,Cody achou um carro embrulhado num pacote de presente e uma grande torta de leite condensado na mesa,com um cartão."PARA CODY DO PAPAI."Ele comeu enquanto brincava com o carrinho de plástico.Era simples,mas ele nem se importou.Sua mãe veio e lhe abraçou forte.
-Ah olá mamãe,quer um pedaço de torta?Mamãe?Mamãe...?
Ela chorava e soluçava.Cody não entendeu até ela parar o suficiente e dizer:
-Cody,eu te amo e saiba que seu pai também.Você era a coisa mais importante na vida dele,entendeu?Não se esqueça disso.
Cody ficou muito confuso,olhou a mãe,reuniu forças e perguntou.
-Mãe,cadê o papai?Cadê o papai mãe?Eu quero ele aqui mãe!!
Ele só conseguiu ouvi-la dizer duas palavras antes de ter o mundo desabado sobre ele,pequeno e indefeso.
-Papai morreu.
FIM

Um comentário:

  1. Lucas, uma grande lição ..
    aí no final que tristeza...
    pow agora não vou conseguir dormir, chorando akiie!

    ResponderExcluir